terça-feira, 6 de outubro de 2009

Repasses do CEB do dia 01/10/2009

Membros Participantes: Diogo Diniz e Pedro Carneiro.

Início: A reunião agendada para a discussão da nova proposta sobre o jubilamento entre a Reitoria e o DCE/UFPE foi cancelada pela Reitoria. Há uma preocupação por parte do DCE de que a Reitoria aprove as novas regras para o jubilamento sem consultar a comunidade acadêmica.

Pauta: A grande discussão da reunião foi a organização do Congresso dos Estudantes da UFPE, um evento idealizado pelo DCE com vista a integralização dos estudantes de todas as áreas em um encontro para, teoricamente, se discutir a sociedade brasileira e a relação que há entre sociedade e a academia, sendo um encontro de interesse mais acadêmico do que político. Pra mim e acho que pra Pedro também, essa ideia ficará apenas na forma mesmo, pois a maior parte dos membros dos outros DA's desejam que esse Congresso seja mais voltado para temas como movimento estudantil e luta de classes, etc. Enfim, mais do mesmo, política, partidarismo e essas conversas que eles consideram sérias.

Como dito acima, a reunião buscou a organização de tal evento, então se estipulou o pagamento de uma taxa de R$5, oo, ratificado por todos os DA's/CA's para inscrição no evento. A inscrição vale para qualquer aluno da UFPE e ela ocorrerá um dia antes do evento, que ainda não tem uma data definida, mas ao que tudo indica ocorrerá em novembro e será feita na sede do DCE.

O evento contará com três mesas-redonda com os temas: Sociedade e Universidade, Educação e Meio-Ambiente. E contará com grupos de discussão para debater sobre movimento estudantil e outros temas. O evento ainda contará com mostras de filmes, oficinas e a palestra de professores de outras Universidades convidados.

Indo ao que de fato ocorreu na reunião não posso dizer que houve novidade, houve várias intervenções de alunos que mais parecem políticos em formação e foram puxadas algumas votações bizarras para resolver impasses realmente ridículos.

Foi colocada uma proposta de adicionar uma mesa sobre movimento estudantil, mesmo já contando com um Grupo de Discussão (GD) para tal tema. Após um debate onde os DA's/CA's discursaram sobre o apoio ou foram contra a proposta, abriu-se votação. Nós votamos contra por já ter um GD para tratar desse tema e para a manutenção da (suposta...) ideia inicial do evento, a discussão de temas acadêmicos. No final, por 12 votos a 1 e nenhuma abstenção, venceu a proposta por nós defendida de se manter a proposta de uma reunião anterior que estabelecia apenas três mesas com os temas Sociedade e Universidade, Educação e Meio-ambiente.

Outra votação foi tirada para saber se na divulgação do evento constaria um GD podendo se tornar três no dia do Congresso ou se seria divulgado três GD's que se tornaria um só no dia.
Por 6 votos a 3 com 4 abstenções, a opção votada por nós, que foi a de um GD podendo tornar-se três no dia do evento, prevaleceu.

Foi aberta também uma votação para definição do nome para o GD do encontro. A dúvida foi em dar o nome genérico de "Opressões" ou o exótico "Violência Simbólica". Por 5 votos a 2, com 5 abstenções, novamente nossa opção escolhida foi vencedora, definindo o nome "Opressões" para o Grupo de Discussão.

Nesse momento, uma garota do curso de Arqueologia ou Museologia pediu a palavra para expor um problema desses cursos e pedir ajuda ao DCE. Esses cursos serão fechados e os seus bacharéis ganharão a habilitação como historiadores sem terem cursado História, então o DCE se comprometeu a agir na Reitoria para ver o que pode ser feito por esses estudantes.

A reunião prosseguiu depois disso, mas como ela começara as 18:30h e já era 21h não podemos permanecer até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário