terça-feira, 8 de janeiro de 2013

I CICLO DE DEBATES FILOSOFIA & CONTEMPORANEIDADE

Há algum tempo existe uma solicitação dos estudantes de Filosofia, bem como de estudantes de outros cursos, de que temas relevantes da sociedade contemporânea sejam abordados na universidade. Sendo a Filosofia um empreendimento humano com mais de 2000 anos, os temas frequentemente abordados nas aulas do curso de Filosofia, em geral, não possuem relação direta com os problemas enfrentados pela sociedade atual. Com o objetivo de preencher essa lacuna, trazendo a contribuição da Filosofia para pensar a contemporaneidade, o Diretório Acadêmico de Filosofia da UFPE, em parceria com o Departamento de Filosofia, promoverá o I Ciclo de Debates Filosofia & Contemporaneidade. O evento, cujo objetivo precípuo é trazer para a universidade alguns debates contemporâneos de nossa sociedade, destacando as contribuições da Filosofia para o pensamento e para a ação em relação a essas importantes temáticas, ocorrerá entre os dias 28/01 e 01/02. Com a participação de diversos professores do curso de Filosofia, o I Ciclo de Debates Filosofia & Contemporaneidade será realizado no Auditório do Departamento de Filosofia (15º andar do CFCH). Segue a programação do evento:

Dia 28/01 - Filosofia e Liberdade: Afinal de contas, somos livres no século XXI?
9h
Debatedores: Prof. Juan Bonaccini, Prof. Alfredo Moraes e Prof. Jesus Vázquez.

Dia 29/01 - Filosofia e Democracia: Quais os desafios do projeto democrático na sociedade contemporânea?
9h
Debatedores: Prof. Luiz Vieira e Prof. Thiago Aquino.

Dia 30/01 - Filosofia e Ecologia: Quais as relações entre a Ética e a consciência ambiental?
9h
Debatedores: Prof. Marcelo Pelizzoli e Prof. Sandro Sayão

Dia 31/01- Filosofia e Gênero: Como estamos encarando a nossa própria sexualidade?
9h
Debatedores: Prof. Vincenzo Di Matteo e Prof. Sandro Sena

Dia 01/02 - Filosofia e Ciência: Quais os desafios que a tecnologia nos impõe?
9h
Debatedores: Prof. Érico Andrade e Prof. Tárik Prata

As inscrições para o evento poderão ser realizadas a partir do dia 14/01 na sede do DAFil (3º andar do CFCH) e custam R$ 10,00. O valor será utilizado para custear o evento, bem com para garantir fundos para o caixa do DAFil, visando à organização de novos eventos. Devido à capacidade limitada do Auditório de Filosofia, haverá apenas 100 vagas para inscrições no evento, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Dessa forma, é importante que os interessados se inscrevam o mais brevemente possível, a fim de garantir a sua vaga.
As inscrições darão direito ao Certificado, emitido pelo Departamento de Filosofia, com carga horária de 15 horas, bem como ao kit completo do evento (pasta, caneta, bloco de notas e programação completa do evento).


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Arlinda e confesso que foi enriquecedor os debates, os temas muito pertinentes e a cada encontro eu saia com mais inquietações. Espero que tenhamos outro encontros ..!!!
    Gostaria de saber quanto ao certificado, na sexta ( último debate) eu não pude ficar , pois surgiu um problema do qual eu não poderia me ausentar.Daí eu não sei se alguém falou sobre a entrega de certificado e etc...
    obrigada pela atenção

    ResponderExcluir