sábado, 28 de abril de 2012

CURSO DE EXTENSÃO

Entre os dias 15/05 e 17/05 o Departamento de Filosofia da UFPE promoverá o curso de extensão intitulado "O Émile e a hipótese da governamentalidade em Rousseau". O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ocorrerá no Auditório de Filosofia (15º andar do CFCH) das 15h às 17h.

Ementa: Leitura do Émile a partir da formulação da governamentalidade por Foucault no final da década de 1970. Examina a concepção educacional de Rousseau situada no quadro do seu pensamento político a partir da ótica da emergência da sociedade moderna e da nova configuração do exercício do poder.

Antônio Novaes é professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (PPGED-UFRN) com trabalhos nas áreas de História da Filosofia, Filosofia Contemporânea, Ética e Política, Educação e Filosofia da Educação com ênfase especlal nos temas Modernidade, Higienismo, Governamentalidade, Biopolítica e Normalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário